Em nossa atividade em sala de aula na Escola Estadual “Maria Leite Marcoski”, com os estudantes dos 6º Anos do ensino fundamental tivemos a oportunidade de observar a falta de interesse dos estudantes pelas disciplinas de Geografia e Ciências e possivelmente em conseqüência desse desinteresse, verificamos baixo índice de aproveitamento escolar. A nosso ver, esse fato ocorre em virtude da implementação de métodos e ações pedagógicas que ao invés de estimular o aprendizado do aluno, torna-se enfadonho e desinteressante os temas abordados nas aulas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Situação mais complexa ocorre quando se trata do desenvolvimento dos conteúdos relacionados ao meio físico. Pela ausência de ações significativas para o aprendizado, pois, o estudante ele retoma a velha pratica da “DECOREBA” de conceitos, sem entender a influencia da dinâmica da natureza no processo de produção do espaço aonde ele esta inserido.
O presente trabalho trata-se de uma proposta para o ensino da climatologia, a partir da construção do saber, conhecendo uma estação de meteorologia, como funciona os instrumentos e como essas informações vão parar nos jornais, nas televisões e na internet. Proporcionando aos estudantes do ensino fundamental a vivenciar as experiências práticas de observação do comportamento de alguns elementos climáticos tais como: Temperatura, Vento, Precipitação, Evaporação e outros.
É famosa esta frase do filósofo francês René Descartes (1596-1650): “A dúvida é o início do conhecimento”. Grandes descobertas científicas partiram de questionamentos simples, levantados por crianças e adultos. Foi assim, por meio de dúvidas e problemas, que o projeto se estruturou. Os alunos queriam dar sentido à chuva, aos terremotos, aos ventos, ao dia e à noite, aos trovões e aos relâmpagos. O professor e a professora estimulou o surgimento de mais perguntas quando percebeu que a conversa poderia ser o pontapé inicial para abordar solo, ar, água, luz, o movimento da Terra, o tempo, o clima e as estações do ano (conteúdos previstos para o II Ciclo da 3ª Fase). Durante o bate-papo acalorado, professor Rosbeg k., a professora Maria Mazinha e a Professora Rosana, anotou os principais questionamentos e pediu que os alunos trouxessem de casa informações e dados que pudessem ajudar no começo das investigações.
O desenvolvimento deste projeto pedagógico como um trabalho intencional, compreendido e desejado pelos estudantes, pois, trabalha com a teoria e a pratica, visando à realização de produção e de tarefas necessárias, ou seja, à concretização de entendimento das matérias afins com a orientação dos professores envolvidos.
Pretende-se com isso, ampliar as discussões sobre a temática em questão, e suas facetas inter e trans-disciplinares onde os professores das diferentes especialidades como à: Geografia, Ciência e a Matemática, podem trabalhar conjuntamente.
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